Neste sábado (11), o Palmeiras venceu por 3 a 0 o Internacional, na Arena Barueri, pela 34ª rodada do Brasileirão, e assumiu provisoriamente a ponta da tabela. Após o triunfo, o técnico Abel Ferreira concedeu mais uma entrevista sem papas na língua e com declarações diretas e retas.
Em coletiva, o comandante português do Alviverde detonou o calendário do Campeonato Brasileiro por conta da sequência de partidas e citou, inclusive, as muitas lesões que vêm acometendo algumas equipes nesta reta final de disputa.
No fim do primeiro tempo, o Palmeiras contou com a baixa do zagueiro Luan, que sentiu um problema na coxa e precisou ser substituído, dando entrada a Naves.
"É uma vergonha a CBF deixar (o Palmeiras) fazer 8 jogos seguidos com 2 ou 3 dias de descanso. É uma vergonha, isso é insano para todo mundo. No último jogo, o Athletico-PR ficou sem dois jogadores. Nós aqui ficamos sem o Luan, que não sabemos o que vai acontecer, mais dois jogadores do Internacional. Será que não faz as pessoas refletirem? É uma vergonha o que fazem aos jogadores brasileiros, ao futebol brasileiro. Uma vergonha, porque tem público top, jogadores de grande qualidade que se esforçam para estar jogando sempre de dois em dois dias. No jogo contra o Flamengo, por exemplo, não conseguimos. Isso tem que fazer refletir. É uma vergonha, insano, e enquanto eu estiver aqui vão ouvir eu dizer sempre isso. Mas é a minha opinião. Tudo que eu falo tem uma única intenção, é tornar o jogador melhor, o futebol brasileiro melhor. Se quiserem ouvir, ouçam, se não quiserem, é igual", disparou.
Após o compromisso diante do Colorado, o Palmeiras só voltará a campo no próximo dia 26, quando encara o Fortaleza, no Castelão, após a pausa para a Data Fifa. E Abel falou sobre os jogadores convocados para as suas respectivas seleções que não poderá contar durante o período.
"É o copo meio cheio, depende do lado que quer olhar. A valorização do trabalho do Palmeiras é que as seleções vêm buscar os jogadores do Palmeiras. Alguma vez na história do Palmeiras seis jogadores foram chamados para a seleção? Não sei. Depois tem outro lado, que não vou poder treinar com esses jogadores. São 15 dias até os próximos jogos. Eu fico mal com a desorganização e a falta de rigor. Vamos procurar com os recursos que temos planificar da melhor maneira, monitorar os jogadores, se jogaram nas seleções, se não jogaram. É isso que temos que fazer. Juntar essas nuances em uma só e perceber as decisões que precisamos tomar. Isso é ser treinador", concluiu.
Na Arena Barueri, Zé Rafael abriu o placar no fim do primeiro tempo. Na etapa final, Endrick ampliou após arriscar de fora da área, enquanto Rony, nos minutos finais recebeu assistência de Vanderlan e fechou o placar, dando ainda fim a um longo jejum de 14 jogos sem marcar.
Com o resultado, o Alviverde foi a 62 pontos e abriu três de vantagem para Botafogo, agora vice-líder, e Grêmio, 3° colocado, que ainda entram em campo neste domingo (12) e podem alcançar a equipe na ponta.
Próximos jogos do Palmeiras:
Fortaleza (F): 26/11, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
América-MG (C): 29/11, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Fluminense (C): 02/12, a definir - Brasileirão