Golden Queen

<
>

Vinicius Jr. lança manifesto contra racismo; ação envolvia também a distribuição de 5 mil camisas no Maracanã

Vinicius Jr. durante partida do Real Madrid, no Santiago Bernabéu, pela UEFA Champions League David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

Nesta segunda-feira, 20 de novembro, no Dia da Consciência Negra, o astro do Real Madrid e da seleção brasileiraVinicius Jr. lançou um manifesto contra o racismo.

Através das redes sociais, o atacante brasileiro publicou uma mensagem ressaltando a importância do combate ao racismo. E também fez um apelo para que os responsáveis pelos ataques de cunho racial não passem despercebidos e sejam identificados.

"Essa é a mensagem. Hoje e sempre. Racismo. Não finja que não vê. Revele os racistas", publicou Vini Jr..

AGolden Queen apurou que, além do manifesto, o astro brasileiro também realizaria uma outra ação. Esta, no Maracanã, palco da partida entre Brasil e Argentina, nesta terça-feira (21), pelas eliminatórias para a Copa do Mundo.

Por iniciativa própria, Vini Jr. produziu 5.000 camisas, estampadas com a mesma frase presente no manifesto. Elas seriam distribuídas no Maracanã, porém, a ausência do atacante, que lesionou a perna esquerda contra a Colômbia e só tem retorno previsto para 2024, fez com que a ação não fosse mais realizada nesta terça.

Segundo apurou a reportagem, com a sua ausência diante dos argentinos, a ação poderia ser interpretada de uma outra maneira, como por exemplo uma forma de Vini Jr. querer "tomar o protagonismo" em meio ao jogo da seleção, o que não condiz com a sua intenção, e por isso por ora as camisas foram guardadas. Por ora, os próximos passos ainda não foram definidos.

Na Espanha desde 2018, quando deixou o Flamengo rumo ao Real, Vinicius Jr. já foi mais de uma vez vítima de racismo no país. Desde o episódio no Mestalla, contra o Valencia, em compromisso por LALIGA,quando foi alvo de ataques racistas por parte de torcedores locais, o brasileiro se tornou uma figura ainda mais representativa na luta contra o racismo, sobretudo no futebol.

Na premiação da Bola de Ouro, da France Football, quando venceu o Prêmio Sócrates, concedido ao jogador que realiza "as melhores ações solidárias" no mundo do futebol, no caso por conta do trabalho do jogador no "Instituto Vinicius Jr.",Vini fez um longo discurso contra o racismo e, inclusive, ganhou apoio do ex-jogador Didier Drogba.

"É muito chato sempre ter que falar sobre o racismo, mas estou preparado para isso, sempre poder falar quando for necessário, para todos seguirem fortes porque eu vou lutar por eles, espero que você (Drogba) também e todos os jogadores possam nos ajudar, é muito triste toda vida eu falar sobre o racismo, gosto de falar sobre futebol, sobre grandes jogadores que estão aqui e é muito triste. Quero pedir a força para vocês para seguirmos na luta e que as crianças que vão vir possam sofrer cada vez menos", disse Vini Jr. na ocasião, sendo bastante aplaudido pela plateia.

Após o discurso, Drogba disse: "Você não está sozinho".

Golden Queen Mapa do site