Com vagas diretas e na repescagem ainda em jogo, veja a situação das eliminatórias da Copa do Mundo em cada continente
A maioria das 32 vagas para a Copa do Mundo já está preenchida. Com 20 seleções já garantidas, restam 29 países ainda em disputa nas eliminatórias. Destes, apenas 12 estarão na maior competição do futebol mundial, que acontece no Catar entre novembro e dezembro.
A seguir, o Golden Queen.com.br mostra como estão as disputas pelas últimas vagas na Copa do Mundo e quais seleções ainda podem se classificar, seja diretamente ou passando pela repescagem
América do Sul
Os quatro classificados diretamente para a Copa do Mundo pela Conmebol foram definidos na última quinta-feira (24), quando EquadoreUruguai carimbaram o passaporte para o Catar, ao lado de BrasileArgentina, classificados com antecipação.
Com isso, a briga na última rodada será por uma vaga na repescagem. Peru (21 pontos), Colômbia (20) e Chile (19) disputam na nesta terça-feira (29) a quinta posição da tabela, que garante uma vaga na repescagem para disputar a classificação à Copa do Mundo diante de uma seleção da Ásia (mais sobre isso a seguir).
Europa
Na Europa, a situação é bem simples, com três chaves definindo uma seleção classificada diretamente para a Copa do Mundo. Uma das disputas será entre PortugaleMacedônia do Norte, enquanto a outra será entre PolôniaeSuécia já nesta data Fifa, na próxima terça-feira.
A outra chave, porém, vai esperar mais um pouco. Por conta do conflito armado entre Rússia e Ucrânia, a partida da seleção ucraniana contra a Escócia foi adiada para junho. Quem vencer enfrentará o País de Gales, pela terceira vaga direta no Mundial por meio da Uefa.
Ásia
Quem também já tem a maioria de seus classificados definidos é a Ásia, que já preencheu todas as quatro vagas diretas com Arábia Saudita,Coreia do Sul,IrãeJapão, e ainda terá o Catar garantido automaticamente por ser o país-sede. Agora, a disputa é por uma vaga na repescagem.
Num formato de mata-mata, a Austrália, 3ª colocada do grupo B, vai enfrentar o 3º colocado do grupo A, que pode ser Emirados Árabes Unidos, Iraque ou Líbano. O vencedor da disputa será o adversário de Peru, Colômbia ou Chile na repescagem, em confronto que valerá uma das últimas vagas no Mundial.
África
Nas eliminatórias da África, a situação é a mais simples possível: 10 seleções disputam cinco vagas diretas para a Copa do Mundo em formato de playoff, com o vencedor de cada confronto carimbando o passaporte para o Catar.
Após a rodada de ida na última sexta-feira (25), os seguintes jogos definirão os classificados na próxima terça-feira: NigériaxGana,SenegalxEgito,ArgéliaxCamarões,MarrocosxRD CongoeTunísiaxMali. A disputa promete emoção, já que nenhum dos confrontos tem mais de um gol de diferença.
América do Norte e América Central
As eliminatórias da Concacaf têm formato semelhante ao da Conmebol, com todos os países se enfrentando em turno e returno, os três melhores classificados de forma direta e o 4º colocado disputando a repescagem contra o vencedor das eliminatórias da Oceania, que será Ilhas Salomão ou Nova Zelândia..
Com apenas uma partida restante para cada país, apenas o Canadá já está classificado para sua primeira Copa do Mundo desde 1986. Na última rodada, Estados Unidos (25 pontos), México (25) e Costa Rica (22) vão disputar as duas últimas vagas diretas já com a classificação garantida ao menos para a repescagem.
Enfrentando os Estados Unidos, a Costa Rica precisa de uma goleada histórica, por seis gols de diferença, para se classificar sem depender do México, que recebe El Salvador. Se vencer por menos de seis gols, depende de uma derrota mexicana tirando quatro gols de saldo entre os resultados. México e Estados Unidos jogam pelo empate, com a seleção norte-americana classificada até se perder por cinco gols de diferença.
Oceania
Único continente que não tem vaga direta para a Copa do Mundo, a Oceania envia um representante à repescagem para enfrentar o quarto colocado das eliminatórias da Conmebol. Como há apenas uma vaga, a disputa é realizada com fase de grupos e mata-mata, como um pequeno torneio.
As semifinais, realizadas no último domingo (27), definiram os dois países na briga pela repescagem. As Ilhas Salomão passaram por Papua Nova Guiné e vão decidir a vaga contra a Nova Zelândia, que eliminou o Taiti. O vencedor enfrentará Costa Rica, Estados Unidos ou México, com chances consideráveis de ser a seleção costarriquenha, por um lugar na Copa do Mundo.