Fora da Copa do Mundo pela segunda edição seguida, Itália ainda fica atrás de outras campeãs mundiais em lista de vexame
OBrasil é o único país a jogar todas asCopas do Mundo. Convidado pela Fifa ou se classificando, a Canarinho está no Mundial desde que o uniforme não fazia alusão ao apelido.
Na lista dos campeões mundiais, porém, a história não é igual. E, na última quinta-feira (24), aItália nos fez relembrar a lista de vexames que essas seleções já protagonizaram em eliminatórias.
Ao ser derrotada pela Macedônia do Norte, a Azzurra ficou de fora de seu segundo Mundial em sequência, acumulando três falhas em tentativas de se classificar para a Copa.
Outros campeões mundiais, porém, acumulam mais ‘vexames’ quando este é o quesito. O ‘líder do ranking’ é oUruguai, que falhou em seis oportunidades de se classificar. A última foi em 2006, quando caiu na repescagem.
Logo atrás vem aFrança, atual campeã da Copa. Além das edições em que não foi convidada ou retirou sua classificação, o país ficou de fora de cinco mundiais. O último foi em 1994, quando a geração de Cantona falhou em partida contra a Bulgária.
AEspanha também fica ‘na frente’ da Itália, com quatro eliminações nas eliminatórias. A última edição em que ficou de fora, porém, foi somente em 1974, acumulando 12 classificações seguidas.
Junto da Itália está a Inglaterra, que também deixou de se classificar três vezes, estando ausente nos anos de 1974, 1978 e 1994. Fora de outras três Copas por falta de convites, a Argentina não se classificou somente para a Copa de 1970.
O único país que, assim como o Brasil, nunca falhou nas eliminatórias foi a Alemanha. A seleção, porém, ficou de fora de dois mundiais por decisão própria ou por falta de convites.