A jornada de Alexandre “TitaN” na RED Canids chegou ao fim. Após quatro anos representando as cores da Matilha, o jogador coloca-se como um dos melhores atiradores do cenário brasileiro e é um dos principais nomes cotados para assumir a função na paiN Gaming. Nesta matéria, relembramos a caminhada do atleta junto da Matilha nos últimos quatro anos vestindo o uniforme.
Antes de chegar à RED Canids, o atirador teve passagem por alguns clubes não muito conhecidos. Sua caminhada no cenário competitivo começou na Okilling e-Sports Club e em menos de três meses chamou atenção da KaBuM! IDM Gaming, onde atuou como substituto durante apenas um mês. Após ficar pouco mais de uma semana na Maze, foi em março de 2017 que TitaN começou a ganhar seu espaço no cenário competitivo.
Das grandes organizações que hoje atuam no Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), a primeira interessada nos reforços do jogador foi a KaBuM! Esports, onde deu seus primeiros passos durante dois meses na rota do meio até se tornar o AD Carry oficial da equipe nos próximos dois anos.
Vestindo o uniforme dos Ninjas, TitaN foi campeão do Circuitão, bicampeão do CBLOL e teve a oportunidade de representar o Brasil tanto no Mid-Season Invitational (MSI) quanto no Worlds de League of Legends.
Depois de um retorno complicado ao Brasil junto da KaBuM!, não conseguindo manter a dominância exercida em 2018, foi em 2019 que o atirador deu um passo para trás para dar dois para frente no futuro. Voltando ao Circuitão ao lado de nomes como Gabriel “Revolta”, Felipe “YoDa” e Pedro “lep”, naquele ano TitaN deu seus primeiros passos para se tornar um dos atiradores mais cotados do cenário brasileiro.
Primeiros anos junto da Matilha
Retornando ao Circuitão após amargar o sexto lugar junto da KaBuM! na primeira etapa do CBLOL de 2019, TitaN “reiniciou” sua caminhada no cenário brasileiro e construiu do zero sua história dentro da organização. Mantendo os bons resultados da organização no torneio de base, a RED conquistou a terceira colocação na segunda etapa do campeonato daquele ano.
Em 2020, a Matilha foi implacável. Apesar do começo ruim na primeira etapa, que fez com que a organização tivesse que disputar a série de promoção para manter-se no Circuitão, foi com a chegada de Guilherme “Guigo”, Gabriel “Aegis” e Victor “Cabu” que a RED Canids iniciou sua caminhada em direção ao CBLOL.
Levantando o título da segunda etapa de 2020 do Circuitão, a equipe ainda foi campeã da Liga Loading de Esports 2020 e conquistou sua promoção para finalmente disputar o CBLOL em 2021 com a chegada das franquias.
TRA DI...
— Alexandre Lima (@titannlol1) October 28, 2023
O retorno para o CBLOL ao lado da RED Canids
Após dar adeus ao principal campeonato de League of Legends logo após sua despedida da KaBuM, dois anos depois TitaN retornou à elite com um elenco que viria a se tornar um dos mais emblemáticos da RED Canids. Mantendo Guigo, Aegis, Avenger e TitaN, a equipe trouxe também o reforço de Gabriel “Jojo” para a rota inferior - com o coletivo sendo comandado por Calisto “Coelho”.
Inclusive, a chegada na elite do cenário brasileiro de League of Legends foi positiva para a RED. Sendo o 3º melhor time da fase regular da primeira etapa de 2021, o elenco garantiu a ida para os playoffs da competição, mas a falta de experiência fez com que eles fossem eliminados pela Vorax e amargassem a quarta colocação.
Apesar do resultado positivo em seu primeiro playoff dentro do CBLOL com a Matilha, o plantel claramente queria mais e mostrou isso no segundo split daquele ano. Classificando com a última vaga para os playoffs, foi durante essa reta final que o elenco mostrou sua força e, em cima do Morro da Urca, sagrou-se campeã do Campeonato Brasileiro de League of Legends em cima da Rensga Esports com a adição de Daniel “Grevthar”.
— paiN Gaming (@paiNGamingBR) October 26, 2023
Com a conquista, TitaN teve sua segunda oportunidade de atender o maior campeonato do MOBA da Riot Games no ano: o Worlds, ou Mundial de League of Legends. No entanto, assim como nos anos anteriores, a jornada verde-amarela não foi suficiente para fazer com que a equipe avançasse para a Fase de Grupos e, amargando quatro derrotas, foram enviados para casa.
O último título com a RED Canids
Apesar do resultado insatisfatório no Worlds 2021, a RED Canids chegou para o primeiro split de 2022 do CBLOL com sangue no olho. Finalizando a fase regular como a terceira melhor equipe do campeonato, eles protagonizaram uma caminhada milagrosa pela chave inferior dos playoffs para levantar o título de campeão.
Sendo enviado para a repescagem depois de um 3 a 0 dominante da KaBuM! Esports,a Matilha superou equipes como Liberty, FURIA e a própria KaBuM durante sua passagem pela repescagem para agarrar o lugar na grande final do torneio. Encontrando a paiN Gaming, o coletivo de TitaN teve uma série muito mais pegada contra os Tradicionais.
Direto dos estúdios da Riot Games, paiN e RED trocaram vitórias até a série decisiva ser levada ao último jogo. Com uma performance genial de TitaN com sua Zeri, novamente a Matilha levantou o troféu de grande campeã no CBLOL. É válido lembrar também que, nesta etapa, TitaN colocou-se como o jogador com o maior número de MVPs dos playoffs, sendo considerado o jogador mais valioso da partida em cinco oportunidades.
A vitória carimbou o passaporte da RED Canids para a Coreia do Sul, onde o MSI 2022 seria disputado. Caindo no grupo B, que contava com equipes como Royal Never Give UpePSG Talon, eles conseguiram tirar uma vitória em cima desta última e também da Istanbul Wildcats, mas não foi o suficiente para classificar a equipe para a segunda etapa do campeonato por conta das quatro derrotas que sofreram. Sendo assim, eles foram enviados para casa.
O retorno ao Mid-Season Invitational (MSI) mostrou a equipe fragilizada e sem conseguir manter o desempenho apresentado no primeiro split de 2022. Indo para os playoffs da segunda etapa na segunda colocação do CBLOL, eles caíram nas quartas de final após disputar a repescagem contra a FURIA. Em um 3 a 2, os Panteras levaram a melhor e finalizaram o ano para a RED Canids.
O último ano junto da Matilha
O ano de 2023 foi o último de TitaN ao lado do elenco em que escreveu sua história nos últimos anos. Testando mudanças com o retorno de Avenger à titularidade da rota do meio e com a chegada de Felipe “Boal” na rota do topo, além da vinda do sul-coreano Choi “Kuri” para a posição de suporte, a RED Canids teve problemas ao longo da primeira etapa.
A saída precoce de Kuri do elenco, colocou o substituto Pedro “scamber” para atuar junto do elenco principal. Mesmo com a mudança, a equipe chegou a agarrar seu lugar nos playoffs, mas não conseguiu ir muito longe ao ver novamente a FURIA acabar com seus sonhos em um 3 a 2 na repescagem.
A janela de transferências entre a primeira e segunda etapa do CBLOL foi interessante para a RED. Mantendo TitaN e Aegis, o elenco se renovou e trouxe Francisco “fNb” e Bruno “Envy” - base da FURIA e grandes nomes do cenário brasileiro - para reforçar o coletivo. Além disso, o suporte José “frostyy” completou o elenco e a comissão técnica viu a chegada de Sng “Nelson” e Rodrigo “Kalec”.
Dominante na fase regular, fechando ela com 14 vitórias e apenas quatro derrotas, ficando empatada com a paiN Gaming, novamente TitaN marcou presença nos playoffs. No entanto, a estreia contra a LOUD dificultou a caminhada da RED ao ser enviada para a repescagem em um 3 a 1 dominante da até então bicampeã do CBLOL.
Tirando a INTZ da equação e avançando na repescagem, foi o encontro contra a paiN Gaming de Matheus “dyNquedo” que acabou com os sonhos da Matilha de voltar a figurar uma grande final do CBLOL. Bastou um 3 a 2 para que a RED finalizasse sua campanha, assim como o ano de 2023.
Apesar de todos os revés que sofreu ao longo de sua carreira, TitaN marcou seu nome na história do League of Legends brasileiro por sua excelência na posição de atirador. Sendo um dos mais impactantes, talentosos e cotados do cenário brasileiro, o jogador esteve na mira de grandes organizações para a temporada de 2024.
O interesse da KaBuM no atleta - segundo apurações -, no entanto, não foram suficientes para impedir os avanços da paiN Gaming. Com a vontade de se desvincular da fama de vice-campeões, os Tradicionais buscarão se reforçar com grandes nomes do cenário para o próximo ano e TitaN pode ser seu primeiro reforço.